top of page
  • Foto do escritorMarcelo Oliveira

Como Se Planejar E Economizar Para Investir No Imóvel Próprio?





Comprar um imóvel sem dúvidas é um sonho e uma meta de muitas pessoas. E sabendo que é um grande investimento merece atenção e planejamento. Essa conquista se torna ainda maior quando é resultado de um bom planejamento financeiro, que permite a você fugir das dívidas e de tantas outras dores de cabeça que surgem ao comprar um imóvel sem preparar o orçamento. Mas como se planejar e economizar para investir no imóvel próprio?

1. É hora de economizar corretamente!

Em primeiro lugar, se você retém parte da renda na poupança ou em algum outro investimento antes mesmo de colocar o salário no bolso, pode já ir se acostumando com essa nova situação financeira e ainda conseguir poupar dinheiro.

Você sabe quanto custará, em média, o imóvel que você deseja? Pois, esse é o primeiro passo para você saber quanto terá que guardar. Após isso, de acordo com o que você puder poupar, você saberá o tempo necessário para alcançar o valor.

Por isso, uma das dicas mais importantes é ter aquela “poupança” como dívida, assim você irá guardar todos os meses, sem qualquer desculpa, o mesmo valor até chegar naquilo que precisa para comprar o seu imóvel dos sonhos.

Para saber como economizar para investir no imóvel próprio, é fundamental saber quanto e onde você está gastando. Crie uma planilha e anote tudo! Alimentação, transporte, educação, internet, os vários serviços de streaming que você assina (e nem usa), a saidinha do final de semana, a paradinha na padaria e por aí vai.

2. Para investir em um apartamento, cortar custos é essencial

Em segundo lugar, quando você se dispõe a economizar dinheiro, pode ter que fazer alguns sacrifícios. Porém, quando os sacrifícios são em prol de um grande sonho e possuem um período de término, fica mais fácil de colocar em prática.

Assim, criar objetivos semanais ou mensais é uma boa forma de nunca se esquecer do seu objetivo e sempre ter em mente a importância de poupar e guardar tudo o que puder.

Pensar em longo prazo também é uma forma bastante eficaz para se planejar e economizar para investir no imóvel próprio. Para o sucesso do planejamento é importante que você saiba onde quer chegar. Para isso, antes de mais nada, defina quanto você quer acumular e em quanto tempo. Depois de definir esse número, veja quanto por mês será necessário economizar para atingir o seu objetivo.

3. Reveja seus hábitos para investir no imóvel próprio

Ao contrário do que muita gente pode pensar, não é preciso deixar de sair, de fazer passeios e viajar para conseguir comprar uma casa. Tudo pode ser ajustável!

Além disso, faça uma avaliação cuidadosa do quanto você gasta em suas horas de lazer e tente reduzir alguns custos, como: o pacote da TV a cabo, os pedidos de delivery, sair nos finais de semana, compras por impulso, etc.

4. Se planeje para os gastos adicionais

Um dos grandes equívocos de quem se planejar e economizar para investir no imóvel próprio é desprezar as despesas referentes à escritura e documentação.

A compra de um imóvel envolve certa burocracia: além de pagar os papéis do banco, o comprador precisa ficar atento ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que varia de acordo com o município, os custos com cartório, análise jurídica da documentação, avaliação do imóvel, entre outros.

Para não ter surpresas e precisar postergar a compra do seu bem, se planeje e economizar para destinar parte da sua reserva a estas despesas.

Além disso, é preciso considerar que a rotina em uma casa também traz gastos adicionais. O financiamento pode comprometer até 30% da sua renda, mas é importante considerar os custos com as contas de consumo – como água, luz e telefone -, seguros, condomínio, IPTU e os gastos com alimentação, que também pesam no orçamento. Faça as contas, sempre pensando a longo prazo, para entender se os custos deste imóvel, incluindo os implícitos, realmente cabem no bolso. Se planejar e economizar para investir no imóvel próprio requer um esforço no início, mas depois passa a ser um hábito que deve ser levado para a vida toda, até porque começar a ter controle sobre as finanças fará você conquistar muitas outras coisas ao longo da vida.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page